terça-feira, junho 06, 2006

06-06-06, o número da besta!

Do jornal The Boston Globe

A estréia de um filme de Hollywood gera uma comoção global em torno de uma profecia bíblica. Em cartazes e na Web, em livros e camisetas vêm advertências de que logo chegará a data, e o diabo terá o que lhe é devido.

Você está pensando em "O Código da Vinci"? Tente os apocalípticos e "A Profecia", uma refilmagem do clássico de horror de 1976, no qual o Anticristo aparece e aquele que não se deve nomear fica à solta.

A data de estréia do filme, hoje, dia 6 de junho, não é arbitrária nem pouco portentosa, de acordo com aqueles que crêem na escatologia do Novo Testamento - ou com os que crêem na nova teologia de marketing de massa.

Numericamente, a data tripla, 06/06/06, é uma ocorrência única por século. Como "666" corresponde à "marca da besta", segundo o Livro das Revelações, hoje não será um dia comum do planeta, de acordo com alguns que têm predisposição para o satânico e apocalíptico.

"Acho que algo grande deve acontecer", escreveu uma pessoa em armageddononline.org, prevendo um ataque nuclear no Oriente Médio. Outros especulam com mais humor que os bebês nascidos na terça-feira serão batizados de Satã, ou Damien, ou que "malucos" vão usar a data como desculpa para agir de forma ligeiramente demoníaca.

Não é coincidência, porém, que a máquina da cultura pop esteja explorando a data de todas as formas possíveis. Durante semanas, os anúncios para "A Profecia" proclamaram: "Os sinais estão todos a sua volta" e "Você foi advertido". Bandas de heavy metal, como Deicide, Behemoth e Slayer, estão fazendo lançamentos na data ou iniciando turnês de verão e promovendo celebrações com os fãs. O álbum "Strummin With the Devil: Bluegrass Tribute to Van Halen", de David Lee Roth, também chegará às lojas. Enquanto isso, a Radio Free Satan leva ao ar sua festa "Satan's Rockin' 666 Eve Party" e a Igreja de Satan de Los Angeles encena a "missa satânica", que já está lotada.

Por US$ 17 (em torno de R$ 35), os aficionados pelo fim do mundo podem comprar uma camiseta preta (em darktshirts.com) com "06-06-06" na frente e um pentagrama atrás. Steve Frazier diz que ele e seu sócio tiveram a idéia quando viram uma camisa da celebração de Cinco de Mayo do ano passado, com "05-05-05". Frazier prontamente comprou vários domínios de Internet relacionados com 06/06/06 e começou a desenhar um produto para ser vendido pelo site. Se ele acredita que o Anticristo realmente virá por aqui na terça-feira?

"Se você quer ser realista, não", diz Frazier rindo. "Por que ele viria em 2006? Mas nunca se sabe."

Ao menos uma mãe grávida está preocupada o suficiente para tentar remarcar seu parto e evitar os seis triplos. Melissa Parker, de Caversham, Reino Unido, e fã de "A Profecia", disse ao The Sun na semana passada que está "aterrorizada que o nascimento dê errado ou a criança tenha algo de mau dentro dela". (Um porta-voz do hospital diz que o pedido de Parker para que o parto fosse induzido antes foi recusado.) Enquanto isso, bibliófilos de algumas vertentes podem se animar com o último volume da série de sucesso "Left Behind" (deixado para trás), intitulado "The Rapture" (o êxtase), que descreve um dia quando "Os céus regozijam e milhões são recebidos na presença de Deus", de acordo com um texto de apresentação.

Sem querer ficar para trás, está a acadêmica conservadora Ann Coulter, cujo último livro, "Godless: The Church of Liberalism" (sem Deus: a igreja do liberalismo), não só diz que o liberalismo é a nova religião do Estado, mas alardeia seu próprio lançamento para o dia de hoje.

E se isso tudo não for suficiente para mudar o eixo do cosmo, o Red Sox invade o Estádio Yankee para um encontro com o Evil Empire. Haverá um momento Joe Hardy-Bambino? Fãs assustados podem apostar.

Enquanto isso, em Salem, onde o sobrenatural é freqüentemente tratado como super-ordinário, há poucas evidências de que o dia 6 de junho está gerando temores. De acordo com o escritório de turismo da cidade, não há eventos comemorativos marcados para hoje.

"Não acho que tenha significado algum, apesar de poder ter para algumas pessoas, psicologicamente", diz Christian Day, uma bruxa praticante de Witch City. "O cerne do satanismo é de fato o hedonismo. Então, simbolicamente, acho que é um dia para levar seu lado mau para festejar."

Shawn Poirier, planejador de eventos das bruxas de Salem, concorda. Ele pretende "vestir algo em estilo gótico e assustador" e ir ver "A Profecia". Mas não está com medo do mundo acabar.

"Para mim é um dia para uma festa de cerveja", diz Poirier. "Um fenômeno cultural pop que significa rebelião, tanto quanto qualquer outra coisa."

Gene Chambers, proprietária de uma loja de livros new age em Plymouth chamada Incantations, sugere que as únicas pessoas preocupadas com 06/06/06 são os "cristãos e Hollywood". Provavelmente, mais Hollywood.

"Seriamente, no meu grupo, ninguém liga", disse Chambers. "É ótimo para o marketing. Estou mais preocupada que alguém tenha refeito 'A Profecia', que eu adoro."

Colocando de lado os filmes de horror, os estudiosos da Bíblia como Harvey Egan, professor de teologia do Colégio Boston, apontam para várias falhas lógicas ao se levar a Revelação 666 ao pé da letra e de forma assustadora. Por exemplo, diz ele, a representação numérica é provavelmente a do imperador romano Nero, não a do diabo ou o Anticristo.

"No catolicismo, há pouca ênfase neste número", disse Egan. É problemático alinhar as datas modernas com as passagens bíblicas, acrescentou. "Qual calendário escolher? O gregoriano? E como contar os meses do ano? No judaísmo e no islamismo não há 12 meses."

Está se sentindo melhor? Espera aí. O site de apostas online 'BetUs.com' está apostando 10 contra um que o mundo vai acabar em três dias e a previsão do Farmer's Almanac para junho fala de uma grande ameaça não relacionada com a profecia bíblica ou com os filmes arrasar quarteirão.

"A ameaça não vem de terras longínquas e estranhas ou de povos em tumulto que nos querem mal", escrevem os autores do almanaque, "mas de outro setor pouco provável: esquilos."

Publicado no UOL Mídia Global.